Última alteração: 2024-08-22
Resumo
O objeto/fenômeno com características essenciais fixam conceitos e os seus elementos próprios do contexto auxiliam no desenvolvimento de sistemas conceituais científicos. Ao refletir a importância da construção de conceitos nota-se também que a representação do conceito auxilia a comunicação verbal. Objetivos: Analisar e discutir a relevância de definir o que significa construir um conceito. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, com delineamento do estudo bibliográfico. A análise está fundamentada no texto “Teoria do Conceito” de Ingetraut Dahlberg. No desenvolvimento metodológico busca-se representar a construção de conceitos a partir dos exemplos construídos sobre “Organização e Representação do Conhecimento”. Resultados: A análise do conceito “Organização e Representação do Conhecimento” resultou em sua delimitação individual, geral e por categorias. Delimitar a intensão do conceito é conhecê-lo pelo gênero e fixar o sentido da palavra é demonstrar o seu uso. A importância da construção de conceitos refere-se em obter definições corretas para um desenvolvimento continuum do conhecimento e da linguagem oportunizando atualizar novos termos. Conclusão: Conclui-se que, compreender o conceito é relevante em todas as áreas e domínios do conhecimento. Nesse processo, destaca-se a contribuição da Teoria do Conceito, das teorias e metodologias dos mapas conceituais na representação do entendimento que se dá ao pensamento enquanto processo cognitivo.