Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VIII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
RELAÇÕES E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA TEMÁTICA “DECOLONIALIDADE” NO ÂMBITO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES
Eduarda Adiemla Ferreira, Cristina Ribeiro dos Santos, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Última alteração: 2024-08-22

Resumo


A Ciência da Informação, se apresenta ao longo das décadas como uma área de estudo que integra em suas preocupações a produção, organização, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. (Saracevic, 1996). Partindo desta diretriz tem-se como delineamento a problematização que envolve as tramas temáticas entrelaçadas ao termo “decolonialidade” no âmbito da Ciência da Informação, em especial, as pesquisas de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do país, que apresentam tal léxico. No presente estudo objetiva-se evidenciar as convergências temáticas junto as questões de decolonialidade expostas pelo termo, apresentas nas pesquisas em Ciência da Informação, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O estudo tem caráter exploratório, de natureza básica, delineamento bibliográfico e quali-quantitativo. Justifica-se a realização deste estudo por elencar e aglutinar os autores que compõem e dialogam com a literatura que exploram teorias e conceitos desenvolvidos em contextos decoloniais. Em especial, evidenciam as pesquisas recentes que reinterpretam as questões informacionais à luz da decolonialidade e exploraram as aproximações temáticas entre a Ciência da Informação e a “decolonialidade” em âmbito nacional. Obteve-se como resultado 10 produções acadêmicas, das quais analisaram-se 9 trabalhos, contidos na base de dados, a partir do ano de 2021. Evidenciam-se convergências temáticas junto às questões de decolonialidade. Esta movimentação, buscando destacar a ascensão temática da decolonialidade nos estudos da CI, produziu uma contraproposta advinda do labor acadêmico dos últimos anos, em direção a uma CI que reivindica e orienta para uma revisitação dos processos, instrumentos ou mesmo produtos da Organização e Representação Conhecimento e Organização e Representação da Informação.

Texto completo: PDF