Última alteração: 2023-07-04
Resumo
O processo de Gestão do Conhecimento deve considerar os sujeitos e/ou atores organizacionais como ativos fundamentais, pois o conhecimento é construído de uma forma muito particular por cada sujeito cognoscente e tem a ver com vivências experiências e processos cognitivos. Neste contexto, a pesquisa objetiva apresentar a Gestão do Conhecimento como um processo que estimula a externalização e o compartilhamento do conhecimento dos sujeitos e/ou atores em contextos organizacionais, visto que o conhecimento só tem valor quando é compartilhado para o coletivo. Metodologicamente a pesquisa tem natureza básica, possui abordagem qualitativa e tipologicamente caracteriza-se como descritiva e exploratória. O Ensaio teórico apresentado tem delineamento bibliográfico e as buscas foram realizadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação sem delimitação temporal. Como resultados parciais evidencia-se que o conhecimento é insumo do e que diretrizes estratégicas são fundamentais para a implantação da GC como, por exemplo: criação, aprendizagem, retenção, sistematização, disseminação, planejamento e desenvolvimento do conhecimento junto aos sujeitos/atores organizacionais, pois no processo de GC é condição sine qua non desenvolver nas pessoas um comportamento voltado ao compartilhamento e socialização do conhecimento, visando a troca e, portanto, a construção de novos conhecimentos no ambiente organizacional.