Tamanho da fonte:
Competência em informação e as diferentes gerações: estratégias de aprendizagem
Última alteração: 2023-07-04
Resumo
A competência em informação refere-se a um conjunto de habilidades, que integradas promovem o aprender a aprender ao longo da vida. O período de nascimento e vivência das pessoas define a que geração pertencem, porquanto, cada época é marcada por acontecimentos culturais, políticos, sociais e econômicos que impactam o contexto de vida, a visão de mundo e a forma de se relacionar das pessoas. A pesquisa objetivou identificar as estratégias que as diferentes gerações de universitários adotam para desenvolver sua competência em informação. Trata-se de um estudo de campo, de caráter descritivo e quantiqualitativo. Teve como participantes 42 estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que responderam um questionário, via Google Forms. Entre os resultados constatou-se que usam de esquemas cognitivos mais elaborados no processo de aprendizagem, o que sinaliza o uso de estratégias metacognitivas. Houve diferença entre as gerações nas questões afetivas quanto ao momento pandêmico vivido, o que impactou a motivação e, consequentemente, na disposição e engajamento para aprender. Assim, conclui-se que o contexto emocional das diferentes gerações influencia na competência em informação, evidenciando a necessidade de novos estudos, que associem as diferentes gerações e a competência em informação, sob a perspectiva da motivação.
Texto completo:
PDF