Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

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ENSINO DE GESTÃO DE DADOS NA BIBLIOTECONOMIA: ABORDAGENS EM REPRESENTAÇÃO, FONTES E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
Jorge Moises Kroll do Prado, Marta Leandro da Mata, Igor Soares Amorim, Priscila Machado Borges Sena

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


Aborda reflexões e possibilidades para a promoção de conteúdos relativos ao ensino da gestão de dados de pesquisa na Biblioteconomia, na perspectiva das disciplinas representação da informação, fontes de informação e competência em informação. Por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, analisa-se em que medida a gestão de dados de pesquisa pode ser incorporada nos cursos de Biblioteconomia. Vinculadas aos processos de catalogação, classificação e indexação, as disciplinas relacionadas à organização e representação da informação podem incluir aspectos relativos aos metadados, padrões de metadados e documentação de dados, a fim de apresentar conteúdos relativos à curadoria de dados de pesquisa de modo integrado com os conteúdos tradicionais da área. Com relação às fontes de informação, a temática pode ser trabalhada ao considerar os dados como possíveis recursos de informação pertinentes ao processo científico, bem como no atendimento de distintas necessidades cotidianas alicerçadas em informação. No que diz respeito à competência da informação voltada para a gestão de dados de pesquisa, ela possibilita ao bibliotecário atuar em duas linhas de frente: no serviço de referência e na implementação de cursos relacionados à gestão de dados de pesquisa aos pesquisadores.

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