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COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOS (UFES)
Última alteração: 2022-08-24
Resumo
A aplicação de estudos de comportamento informacional no âmbito do ensino superior permitem um diagnóstico dos usuários de informação quanto ao uso de fontes e demais serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias, oportunizando ações diretivas pela biblioteca quanto à gestão, bem como para aplicação de programas de competência em informação.Tendo isto em vista, este trabalho teve como objetivo geral analisar o comportamento informacional dos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). De forma específica, traçar o perfil dos discentes; identificar as necessidades informacionais dos alunos no âmbito acadêmico; verificar os procedimentos realizados para a busca de informação; analisar os critérios utilizados pela comunidade discente para a avaliação das informações; e averiguar quais as fontes de informação mais consultadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com a aplicação de um questionário eletrônico com questões de múltipla escolha, realizando-se uma análise estatística. Analisaram-se a resposta de 2.193 estudantes. Constatou-se que as necessidades informacionais dos estudantes estão voltadas para a realização das atividades acadêmicas; às vezes, a maioria sente dificuldade para recuperar informações, sendo que a principal delas é em recuperá-las em sites confiáveis. Um dos aspectos positivos encontrados é que a maioria dos participantes verificam a procedência das fontes de informação. A fonte de informação mais utilizada por eles é a internet. Considera-se que os resultados auxiliaram no planejamento do programa de competência em informação da UFES.
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