Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
AS RELAÇÕES ENTRE A ARQUIVOLOGIA E A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO NA REVISTA ACERVO
Ana Cristina de Albuquerque, Cristina Ribeiro dos Santos, Ana Flavia Dias Zammataro

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


A partir da análise de categorias previamente estabelecidas, este trabalho se propõe a realizar um estudo das possíveis relações entre a Arquivologia e a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (ORIC). Para que tais relações pudessem ser identificadas, elegeu-se como fonte de pesquisa a Revista Acervo, importante periódico na arquivística, elencando-se na busca as seguintes categorias: Processos, Produtos e Instrumentos. Por meio de metodologia de base bibliográfica, exploratória e qualitativa, buscou-se responder ao seguinte problema: existem relações entre a Arquivologia e a ORIC no âmbito das publicações da Revista Acervo e de que maneira essas relações ocorrem? O objetivo, para tanto, é identificar as relações entre a Arquivologia e a ORIC, por meio dos processos, produtos e instrumentos ligados às atividades de classificação e descrição. Os resultados demonstram uma atualização da Revista Acervo ao trazer discussões envolvendo a Arquivologia e a ORIC, o que contribui para alicerçar as discussões na Ciência da Informação, e também na Arquivologia e na área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento.


Texto completo: PDF