Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
COMPLEMENTARIEDADE DOS REPOSITÓRIOS DIGITAIS CONFIÁVEIS (RDC) E OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA: ESTUDO DE CASO NO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)
Federico Natalio Madkur, Paula Regina Ventura Amorin Gonçalves, Miguel Luiz Contani

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


Considerando o cenário atual de grande volume de dados e o acesso à informação como o ponto focal para a transparência e publicidade dos atos públicos, é necessário que os distintos canais de comunicação, sites, portal de transparência e repositórios possuam uma boa gestão dos dados. Este trabalho tem como objetivo avaliar a complementariedade dos Repositórios Digitais Confiáveis (RDC) e o portal de transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na contribuição no tocante ao acesso à informação pública. Trata-se de uma pesquisa com abordagem descritiva, de caráter qualitativo. O tipo de pesquisa é um estudo de caso. O website do TSE apresenta seu portal de transparência nos parâmetros da lei de acesso à informação, conjuntamente com a relevante contribuição dos repositórios governamentais, institucionais e bibliotecas digitais, que disponibilizam informações de produção intelectual, memoria técnica, informações arquivísticas produzidas pela instituição, podendo facilitar o acesso a documentação e complementando as informações fornecidas pelo portal de transparência. Neste sentido, os repositórios digitais podem cooperam com a obtenção de dados primários, com a modelagem na estruturação e formalização dos dados e seus metadados para seu uso por partes dos usuários e subsidiam aos cidadãos em suas atividades de conhecimentos. O que permite concluir, as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído para o acesso à informação e para a transparência dos atos da administração pública. A complementariedade dos portais de transparência e repositórios digitais tem fornecido maior e melhor informação para que os cidadãos exercitem seus direitos e realizem o controle social dos atos públicos.

Texto completo: PDF