Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

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GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA À EDUCAÇÃO
Larissa Chadi e Silva, Elaine da Silva, Luana Maia Woida

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


Para o desenvolvimento da inovação é fundamental conhecer e entender os aspectos que as empresas devem enfocar para promover um ambiente inovador. Com conhecimento e inteligência, é possível obter resultados mais rápidos e melhoria na qualidade. As instituições de ensino são organizações que precisam inovar constantemente no processo de ensino e aprendizagem, através de novas metodologias e ferramentas. Ante as últimas mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19 houve a necessidade da adequação do ensino presencial ao ensino híbrido, demandando o aprimoramento da gestão do conhecimento nas instituições. O estudo apresenta uma análise em uma organização escolar e tem como objetivo aplicar Modelo Integrado de Gestão da Inteligência e Conhecimento, desenvolvido por Jorge (2017). O modelo proposto contempla as etapas necessárias para o desenvolvimento da gestão do conhecimento de forma sistemática, explícita e aplicada para que ocorra o desenvolvimento da inteligência organizacional. Conclui-se devido ao fato do capital intelectual concentrar-se no corpo docente, que um dos fortes fatores no desenvolvimento da gestão do conhecimento e da inteligência dentro da organização é a cultura dos líderes e a vontade individual dos envolvidos. Somente desta maneira é possível fechar o ciclo da gestão do conhecimento e inteligência na organização, por meio da geração, da transferência, da retenção e apropriação destes saberes.

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