Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
NECESSIDADES, BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO: COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DAS DIFERENTES GERAÇÕES DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA
Aurea Celeste Pires de Souza, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


A competência em informação visa o desenvolvimento de habilidades para lidar de forma consciente e reflexiva com a informação e sua formação deve ocorrer ao longo da vida das pessoas. A pesquisa investigou os grupos geracionais de graduandos do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina e suas características quanto às necessidades informacionais, busca e uso da informação. Caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quantiqualitativa e pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, composto por questões mistas (fechadas e abertas), aplicado, via Google Forms, para uma amostra de 42 estudantes das quatro séries do curso de Biblioteconomia. Entre os resultados constatou-se para as três gerações dificuldades na identificação da necessidade informacional e no acesso à informação para selecionar, acessar, avaliar, utilizar e comunicar a informação, que são ações relacionadas ao processo da competência em informação. Observou-se também por ano cursado, ao que se confirmaram as dificuldades dos estudantes. Depreende-se, portanto, que o conjunto de habilidades da competência em informação deve ser desenvolvido por todos, o que denota a importância de metacompetência na forma como percebem as próprias necessidades informacionais.

Texto completo: PDF