Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
APLICABILIDADE DOS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE ESQUEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
Maria Rosemary Rodrigues, Ana Cristina de Albuquerque, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


O ensino da disciplina de Esquemas de Classificação busca novos caminhos para auxiliar o discente na compreensão do conteúdo. O objetivo deste estudo é apresentar o mapa conceitual como um recurso didático e estratégico para a aplicação no ensino da disciplina de Esquemas de Classificação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos indicam diferentes maneiras de explorar a aplicação do mapa conceitual como recurso metodológico no ensino da disciplina de Esquemas de Classificação, vindo a cumprir diferentes objetivos educacionais, tais como: revisão de conteúdo auxiliando na visualização da estrutura de organização dos conteúdos e avaliação representando os conceitos de um sistema complexo de conhecimento.  Conclui-se que o uso de mapas conceituais representa um recurso metodológico promissor no processo ensino/aprendizagem da disciplina de Esquemas de Classificação.


Texto completo: PDF