Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

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A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NO ÂMBITO DO EAD
Erminda da Conceição Silva Carvalho, Thais Batista Zaninelli

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


A Educação a Distância (EAD) seduz um público que procura flexibilidade e que atenda a diversidade encontrada na sociedade moderna. A existência de bibliotecas físicas dentro das instituições de ensino é vista como essencial pois significa a ampliação das Bibliotecas Universitárias (BUs). Conhecendo os problemas pelos quais atravessam as diversas bibliotecas no Brasil, emerge a inquietude de entender como estão sendo administradas e zeladas estas organizações. O objetivo principal da pesquisa é compreender como as BUs se comunicam com os discentes do EAD, e como é realizado o processo de comunicação com a comunidade remota.  Para tanto, foi feito uma pesquisa bibliográfica, e também estudo de caso de cunho exploratório-descritivo, utilizando uma abordagem qualitativa, com pesquisa em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO, e revistas especializadas em educação. É abordado nesse artigo o contexto histórico do EAD, seu surgimento e regulamentação no Brasil, bem como as concepções históricas e conceituais dessa modalidade de ensino a fim de compreender e conhecer as características das bibliotecas universitárias. Verifica-se que a função das BUs na EAD é de servir docentes, discentes, e comunidade acadêmica, em geral, facultando o ingresso a diferentes origens de investigação e pesquisa.


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