Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
RECONHECER, TRADUZIR E APROPRIAR-SE DA INFORMAÇÃO: A VERSÃO EM PORTUGUÊS DE UMA TAXONOMIA A SERVIÇO DA PESQUISA EM HUMANIDADES DIGITAIS
Tainá Regly, Ricardo Medeiros Pimenta, Elizabeth Freire, Márcia T. Cavalcanti, Renan M. de Castro

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


Esta comunicação tem como objetivo apresentar e discutir as possibilidades e desafios inerentes à tradução e apropriação pelo Sul Global do instrumento de organização e representação de conhecimento relevante para Humanidades Digitais, construído por iniciativas do Norte Global. Relata a experiência de tradução e implementação de uma plataforma multilíngue dedicada a uma taxonomia para pesquisas e métodos digitais aplicados à grande área das Humanidades. A Taxonomia sobre Atividades Digitais de Pesquisa nas Humanidades é um relevante instrumento de auxílio à pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes que têm se utilizado de recursos computacionais/digitais de forma exponencial, com um vocabulário próprio. A partir de um acordo de cooperação internacional entre os dois laboratórios envolvidos uma equipe de pesquisadores e estudantes em Ciência da Informação realizaram a versão em português da referida plataforma de forma sistemática e integrada à versão espanhola. A plataforma se encontra online e disponível para acesso e implementação em diferentes projetos, possibilitando por meio do vocabulário controlado uma infraestrutura informacional às pesquisas de Humanidades Digitais que atualmente crescem no país.

Texto completo: PDF