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TUTORIAIS E GUIAS COMO PROPULSORES AO APRIMORAMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NO ÂMBITO DAS BIBLIOTECAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
Última alteração: 2022-08-25
Resumo
As ações de competência em informação, bem como a disponibilização de materiais de autoformação (tutoriais e guias) oferecidas pelas bibliotecas universitárias podem ser compreendidas como contributo para a formação dos discentes inseridos nas universidades federais do Brasil. O presente estudo tem como objetivo analisar os tutoriais e guias disponibilizados pelas bibliotecas das universidades federais do Brasil, visto que auxiliam no aprimoramento da competência em informação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e documental, com abordagem qualitativa. Ressalta-se que o presente estudo faz parte de uma pesquisa de âmbito maior que buscou verificar as práticas educacionais relacionadas à competência em informação desenvolvidas pelas bibliotecas das universidades federais brasileiras. Com relação à coleta dos dados, esta ocorreu por meio dos sites institucionais das bibliotecas e a análise dos dados se deu conforme pressupõe a análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que os tutoriais e guias disponibilizados pelas instituições de ensino superior federais abordam diversas temáticas que possuem relação com a competência em informação, sobretudo no que se refere à dimensão técnica, como a busca e recuperação da informação nos catálogos e bases de dados. Considera-se que este estudo ofereceu um panorama acerca dos recursos didáticos disponibilizados pelas bibliotecas das universidades federais do Brasil, podendo fomentar a construção deste tipo de material a fim de contribuir para o desenvolvimento das habilidades informacionais dos discentes, bem como de toda a comunidade acadêmica.
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