Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VI Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
DISSEMINAÇÃO E PERDA DE CONHECIMENTO EM PETER BURKE: REPRESENTAÇÃO POR MAPA CONCEITUAL
Antonio Lucio Barizon Filho, Pedro Henrique Cremonez Rosa, Maria Rosemary Rodrigues, Miguel Luiz Contani, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


O conhecimento é um fenômeno que se manifesta na sociedade em múltiplos formatos, amparando-se em distintos tipos de linguagem e em diferentes meios. O autor Peter Burke dedicou sua pesquisa no mapeamento histórico do conhecimento, analisando sua inserção em meios sociais, sua construção, desenvolvimento, divulgação e destruição. Sendo essa ‘história do conhecimento’ um estudo amplo e profundo, esta pesquisa busca investigar duas temáticas específicas nos estudos de Burke: a disseminação do conhecimento e a perda do conhecimento. Para isso, foram selecionadas três obras do autor a fim de dimensionalizar tais conceitos. Como instrumento metodológico facilitador, apresentou-se um mapa conceitual que permitisse a organização gráfica de termos e conceitos utilizados pelo autor, como forma de hierarquizar e acessibilizar o conteúdo para leitores. Desta forma, conclui-se que o mapa conceitual aplicado permitiu a percepção de ambos os percursos do conhecimento, o de disseminação e perda, tanto como antagônicos como complementares, dado suas intersecções e interdependência na manifestação do conhecimento.


Texto completo: PDF