Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VI Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, METACOGNIÇÃO E METALITERACY: UM CENÁRIO DAS PRODUÇÕES
Ana Maria Mendes Miranda, Larissa Moraes Martins, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


o objetivo desta comunicação é mapear a produção bibliográfica sobre os estudos da metacognição relacionados à competência em informação, conhecida também como metaliteracy, e evidenciar contribuições dos estudos metacognitivos para os debates empreendidos na competência em informação. Se caracteriza como estudo descritivo de abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico, com buscas realizadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes. Os resultados obtidos refletem como a ligação entre a competência em informação e a metacognição é mais presente em estudos estrangeiros. Evidencia-se que as pesquisas da competência em informação relacionadas a metacognição debatem diferentes perspectivas sobre a formação e aprendizagem dos sujeitos, criando distintas formas de olhar para a formação de habilidades informacionais, estabelecendo novos processos que contribuem no desenvolvimento da competência em informação.



Texto completo: PDF