Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VI Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÕES DA FOLKSONOMIA EM PLATAFORMAS DE OBRAS LITERÁRIAS: CARACTERÍSTICAS DAS ETIQUETAS NA DESCRIÇÃO DE CONTEÚDOS NA PLATAFORMA SKOOB
Liliane Cristina Soares Sousa, Júlio César Silveira Tauil, Raimunda Fernanda dos Santos

Última alteração: 2022-08-24

Resumo


A proposta de investigação se baseou num olhar teórico da folksonomia dentro da plataforma Skoob, a partir da análise de três obras de Stephen King, sendo elas, “O iluminado”, “It: a Coisa” e “Carrie, a estranha; a investigação ocorreu na plataforma Skoob, caracterizada por ser uma rede social voltada para livros, literatura e leitores. No Skoob é possível diagnosticar variadas construções conjuntas de práticas colaborativas. A atribuição de etiquetas, nessa referida plataforma, se diferencia dos tipos de etiquetas utilizadas em outras redes sociais, visto que, o grande objetivo da utilização de termos nesse ambiente, consiste em encontrar estratégias de buscas que prezam pela eficiência na recuperação da informação pela comunidade de usuários. Para confeccionar um panorama geral, coletamos primeiramente, um conjunto de dados e metadados que se relacionam direta ou indiretamente com as etiquetas das obras escolhidas. Para desenvolver os métodos de seleção e descrição das etiquetas/termos/tags neste estudo qualitativo, foi utilizada análise de conteúdo. No processo de categorizar as etiquetas, foi utilizado a proposta teórica/metodológica de Gupta (2011), adaptada em quatro tipos de etiquetamento: de conteúdo, de contexto, subjetiva e factual. Nesse sentido, este estudo preliminar aponta na direção de possíveis inconsistências terminológicas encontradas na plataforma.


Texto completo: PDF