Tamanho da fonte:
MEDIAÇÃO LITERÁRIA NO YOUTUBE EM TEMPOS DE COVID-19
Última alteração: 2021-08-22
Resumo
Ler literatura é um ato muitas vezes solitário, mas com múltiplas possibilidades de socialização. Assim, a mediação literária, temática foco desse trabalho, é uma ação capaz de levar o leitor a conhecer novas subjetividades e ressignificar o que lê, e o que vive. Por muito tempo diversos mediadores se propõem a partilhar suas impressões e possibilitar a apropriação de um texto literário de forma presencial, na atualidade estes mediadores estão se utilizando também dos ambientes digitais para realizar iniciativas como eventos, rodas de conversas, palestras, narrativas de histórias e entrevistas. O objetivo desse trabalho é evidenciar as mediações literárias destinadas as seguintes categorias de público: leitores infantojuvenil, mediadores de literatura e vestibulandos de diferentes faixas etárias. Como procedimentos metodológicos utilizou-se, além da revisão de literatura, a pesquisa documental, especificamente dos documentos digitais postados no YouTube. Os critérios estabelecidos para seleção de iniciativas voltadas a mediação literária foram: postagens efetuadas no período pandêmico, em língua portuguesa, mas sem a definição da origem territorial e profissional do mediador. A investigação está em fase inicial, portanto, pode-se apontar como considerações parciais que esse gênero de mediação é um significativo dispositivo em tempos de pandemia da COVID-19, não apenas com propriedades de interação, mas de variadas construções individuais e coletivas.
Palavras-chave
Mediação literária. YouTube. Pandemia COVID-19.
Texto completo:
PDF