Última alteração: 2021-08-22
Resumo
A sociedade é efêmera, ou seja, está em constante mudança, principalmente quando consideramos as transformações que ocorrem de uma geração para outra. Uma nova geração começa a frequentar a Universidade, no entanto os espaços não estão alinhados com a necessidade deste usuário. As Bibliotecas universitárias são importantes na formação acadêmica da maioria dos estudantes do ensino superior, contribuindo com o seu crescimento pessoal, social e profissional, dando suporte para que este inicie a produção de conhecimento, este espaço, como muitos, também não está adequado as novas gerações. O presente artigo tem como objetivo demonstrar como o Design Thinking está sendo utilizado na definição de parâmetros para a aplicação na nova biblioteca Universitária da UEL introduzindo o conceito inovador de espaços de aprendizagem na biblioteca e assim gerando um projeto centrado no novo usuário da Biblioteca, a geração Z. Para isso será utilizada uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando o método de pesquisa- ação a qual envolve uma autorreflexão coletiva e contempla a participação efetiva no processo de todos os envolvidos, para gerenciar e compartilhar todos os conhecimentos envolvidos no processo será utilizado o modelo mental do Design Thinking. Pretende-se com isso desenvolver parâmetros para a criação de uma biblioteca inovadora e preparar está para o seu papel na formação dos indivíduos nos próximos anos.