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COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO, PERSONAGENS DRAG QUEENS E EMANCIPAÇÃO
Última alteração: 2021-08-22
Resumo
A Competência Crítica em Informação trata-se de uma nova perspectiva de estudo que converge a teoria crítica frankfurtiana à Competência em Informação da Ciência da Informação. Essa amálgama teórica resulta na compreensão de que os indivíduos integrados aos regimes de informação são imbuídos de um potencial pensamento crítico emancipatório nos processos de transmissão, seleção, validação e uso das informações. A partir disso, o estudo propõe integrar novos olhares aos sujeitos que apresentam criticidade em produzir, disseminar, checar e utilizar a informação, ampliando-os às personagens drag queens. Por meio de um levantamento bibliográfico da Ciência da Informação, principalmente na área de Competência em Informação, Competência Crítica em Informação e Regimes de Informação, propôs-se uma reflexão sobre como as personagens drags apresentam comportamentos críticos em relação aos fluxos informacionais, propondo novas discussões e entendimentos sobre sexualidade, gênero e identidade, trazendo um discurso emancipador e contra hegemônico nos palcos e ambientes públicos.
Palavras-chave
Competência Crítica em Informação. Teoria Crítica. Drag queens. Emancipação.
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