Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, V COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC)

Tamanho da fonte: 
COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO EM MÍDIA SOCIAL: UMA ANÁLISE DO YOUTUBE® NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIROS
Frederico Divino Dias, Armando Sérgio de Aguiar Filho

Última alteração: 2021-08-22

Resumo


Dentro de um contexto de conexões e compartilhamento de informações e conhecimentos, a presente pesquisa teve por objetivo identificar como a plataforma YouTube® vem sendo retratada dentro dos programas de Ciência da Informação no Brasil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática, os autores realizaram um levantamento e análise das teses de doutorado que levavam o YouTube® como tema de seus estudos. Em um universo de 34 teses, as análises iniciais apresentaram a área de Ciência da Comunicação, Ciência da Informação e Comunicação como as três maiores participantes nas discussões. Nos sete estudos analisados qualitativamente pode-se observar que o YouTube® é visto como um repositório de vídeos que propicia a interação entre os sujeitos e a formação de redes de compartilhamento e criação de informações e conhecimentos. Atuando em áreas distintas, a plataforma propicia uma grande gama de funcionalidades no campo educacional, social e profissional, por exemplo. Conclui-se que mais estudos devem ser realizados devido à baixa quantidade de materiais encontrados nesta pesquisa.

Palavras-chave


YouTube®. Ciência da Informação. Informação. Conhecimento. Compartilhamento.

Texto completo: PDF