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A MOTIVAÇÃO PARA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DAS MÃES DE SURDOS
Ana Paula Pereira, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2021-08-22

Resumo


O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que subsidiará a fundamentação teórica de tese em andamento. Discute a motivação para competência em informação e o modo como contribui para o aprendizado contínuo das mães de surdos a partir da Teoria das Necessidades Básicas, que pertence à Teoria da Autodeterminação. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica. Dentre os resultados, reflete sobre os fatores que impulsionam a motivação para o desenvolvimento de habilidades informacionais e o desejo de aprender continuamente de modo que as mães possam se sentir preparadas para lidar com a informação, com a surdez e assim auxiliar seus filhos surdos e outros familiares de surdos. Conclui que a competência em informação se configuraria em um processo de aprendizagem contínuo e coletivo entre as mães de surdos, que podem a partir de suas habilidades, multiplicar e compartilhar experiências e vivências de informação e conhecimento.


Palavras-chave


Motivação. Competência em informação. Teoria das Necessidades Básicas. Surdez. Mães de surdos

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