Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, V COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC)

Tamanho da fonte: 
BIBLIOTECÁRIO COMO PROCURADOR INSTITUCIONAL : GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR
Marcos Paulo Passos

Última alteração: 2021-08-22

Resumo


O domínio técnico do bibliotecário com relação à gestão e à organização de documentos é um dos fatores que contribuem para sua inserção profissional em diferentes mercados de trabalho. Nesse sentido, procura-se estabelecer relações entre as atribuições do bibliotecário e do procurador institucional no contexto de atuação profissional do ensino superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica com foco no objeto em discussão. Foi priorizada  produção textual que trata do tema e suas articulações. Os resultados mostram correlação das atividades exercidas pelos procuradores institucionais e dos bibliotecários relacionadas à gestão e organização de documentos no contexto administrativo das instituições de ensino superior. Complementam-se os resultados com reflexões em torno da inserção do bibliotecário em novo nicho profissional, condizente às suas competências e habilidades. Considera-se que a função de bibliotecário, articulada à de procurador institucional, permite diálogo, visibilidade e definição de prioridades relacionadas à biblioteca universitária no plano de desenvolvimento institucional, bem como nas atividades de gestão e organização da informação e do conhecimento registrado (documento) no contexto das instituições de ensino superior.

Palavras-chave


Procurador Institucional. Atuação profissional do bibliotecário. Gestão e organização de documentos – Instituições do Ensino Superior. Organização da informação

Texto completo: PDF