Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, V COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC)

Tamanho da fonte: 
A BIBLIOTECA HUMANA E O COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO INTERIOR DO PARANÁ
Odilia Barbosa Ribeiro Fernandes

Última alteração: 2021-08-22

Resumo


O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a Biblioteca Humana com o tema Intolerância Religiosa realizada por uma biblioteca e um bibliotecário escolar. Como livros humanos foram convidados líderes religiosos do Candomblé, Budismo, Espiritismo, Catolicismo, Igreja Luterana e Igreja Anglicana para dialogar com a equipe de funcionários da escola. Estes funcionários percorreram um itinerário divididos em grupos de 3 pessoas e interagiram com todos os livros humanos. O objetivo desse trabalho é apresentar o relato dessa ação que teve como objetivo geral a sensibilização contra a intolerância religiosa e humanizar o olhar para o outro. Os objetivos específicos foram: a) aumentar o repertório sobre a diversidade religiosa e b) estimular o debate contra a intolerância religiosa a princípio com os funcionários para que posteriormente estes discutissem também com as crianças, adolescentes e famílias da comunidade. No decorrer da ação observou-se que à princípio alguns funcionários se sentiram incomodados ao serem convidados a ouvir sobre as religiões de matriz africana, no entanto ao final da atividade coletou-se alguns depoimentos afirmando o quanto a ação contribuiu para a desconstrução de imagens pejorativas sobre algumas religiões. Como resultados percebeu-se que durante o semestre o tema se manteve vivo e foi abordado em projetos dos educadores e professores da escola, demonstrando o quando esse exercício da escuta foi motivador e transformador.

Palavras-chave


Biblioteca Humana. Biblioteca Escolar. Compartilhamento da Informação

Texto completo: PDF