Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, V COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC)

Tamanho da fonte: 
A SUSTENTABILIDADE INFORMACIONAL COMO UM CAMINHO ALTERNATIVO PARA A INOVAÇÃO EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA AGENDA 2030
Diego Leonardo de Souza Fonseca, Thais Batista Zaninelli

Última alteração: 2021-08-22

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de ações de inovação em serviços de informação, no contexto social da Agenda 2030, compreendendo a sustentabilidade informacional como um caminho alternativo para inovar nas unidades de informação, em especial no cenário pós pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cujo método adotado foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base a abordagem qualitativa. Elencaram-se três perspectivas do contexto da inovação em serviços de informação, sob a práxis da Agenda 2030: Library of things (Biblioteca das coisas), as redes colaborativas e o Design Thinking. Discutiu-se a relação das perspectivas de inovação a partir do contexto da sustentabilidade informacional, com base em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Por fim, observou-se que os processos de inovação em serviços de informação, principalmente em um cenário de pós-pandemia, tendem a ser desenvolvidos a partir de uma perspectiva mais direcionada para o consumo colaborativo e para a economia compartilhada, no qual a sustentabilidade informacional surge como um caminho alternativo que apresenta uma relevante seara de potencialidades de inovação para gerar novos serviços de informação para a sociedade.


Palavras-chave


Inovação. Serviços de informação. Sustentabilidade informacional. Agenda 2030.

Texto completo: PDF