Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

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A RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO A PARTIR DO ESCLARECIMENTO DE CONCEITOS E DO SENTIDO PRESENTES NA INFORMAÇÃO
Éder Cesar de Souza, Ana Paula Silva Nascimento, Waneska Cardoso dos Santos

Última alteração: 2019-08-22

Resumo


O presente trabalho trata a relevância da informação para o conhecimento, algo que só é possível a partir do momento em que a informação ganha um sentido de modo a possibilitar uma alteração na estrutura cognitiva individual ou coletiva. Tendo como referência esse pressuposto, parte-se da ideia que o pedido de esclarecimento de conceitos oriundos de outras áreas do conhecimento é necessário pelo fato da Ciência da Informação tratar-se de uma ciência interdisciplinar, deste modo, por meio de questionário, buscou-se identificar de que forma o dado e a informação são compreendidos por pessoas ligadas à área do conhecimento, incluindo estudantes, docentes e profissionais. Tal esclarecimento é condição necessária e suficiente para que a informação traga presente em sua essência o significado que possibilite mudar paradigmas, acrescentar ou incrementar novas perspectivas ao seu receptor independentemente de aspecto econômico, social e/ou cultural, ou seja, do seu “óculos social”, e como ferramentas foram utilizados mapas conceituais para a representação da temática estudada, e a aplicação de um vídeo “Guernica” aos participantes desta pesquisa para compreensão do processo cognitivo gerador do conhecimento a partir da informação.

Palavras-chave


Dado. Informação. Conhecimento. Conceito

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