Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO GT2 DO ENANCIB NA MODALIDADE PÔSTER: RESULTADOS DE PESQUISA
Hugo Leonardo Prado, Rosane Suely Alvares Lunardelli

Última alteração: 2019-08-23

Resumo


Resumo: O insumo básico para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país é a informação científica. Este tipo de informação, resultado das pesquisas científicas, é divulgado à comunidade por meio de revistas ou em eventos científicos. Vale notar que os sistemas de comunicação científica são importantes em todas as áreas do conhecimento, pois é por meio deles que o conhecimento científico produzido é compartilhado com os pares por intermédio de vários canais de comunicação. Diante disso, o trabalho em pauta procurou evidenciar quais os assuntos abordados no GT2 – na modalidade pôster -, no período de 2013 a 2018 e como estão representados, com o intuito de responder à problemática mencionada, buscou-se como objetivo geral evidenciar as temáticas abordadas nos trabalhos apresentados no GT2 do ENANCIB, na modalidade pôster. O percurso metodológico compôs-se por pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo de caráter descritivo concretizou-se por intermédio de pesquisa documental, a qual propiciou a análise das comunicações - pôsteres do GT2, nos Anais do Evento. Como principais resultados identificou-se, por meio dos resumos e palavras-chave, que Organização do Conhecimento, Indexação e Representação da Informação foram os temas mais abordados. Tal panorama justifica-se porque organizar pressupõe representar e, a indexação é o processo e ferramenta da Representação da Informação. Os resultados apontaram a alta incidência da temática Organização do Conhecimento e seus processos e produtos canonizados pela área. Em que pese a generalidade dessas temáticas, tal aspecto explica-se em virtude da necessidade de os autores tornarem efetivamente compreensível - e visível - a inserção temática de seu trabalho no âmbito do GT2. Constatou-se também a inexpressiva ocorrência de estudos relacionando a Organização da Informação e do Conhecimento com aspectos de Tecnologia da Informação, tendo em vista a importância da Tecnologia da Informação sem desconsiderarmos o caráter social da área.

 


Palavras-chave


Organização e Representação do Conhecimento; ENANCIB; Representação Temática; Ciência da Informação; Comunicação Científica

Texto completo: PDF