Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM UM AMBIENTE INFORMACIONAL E CULTURAL
Lucilene Aparecida Francisco, Sandra Regina Moitinho Lage

Última alteração: 2019-08-23

Resumo


Um ambiente informacional digital e cultural deve promover e facilitar o acesso às informações aos mais diversificados sujeitos informacionais. Entretanto, torna-se necessário que o ambiente tenha Arquitetura Informacional, que as informações sejam organizadas de forma facilmente compreensível. Desse modo, este estudo tem como objetivo verificar, a partir de enfoques da Ciência da Informação, se a arquitetura do Website da Fundação Casa Rui Barbosa atende aos atributos de Encontrabilidade da Informação, tendo em vista os objetivos e relevância da instituição para organização, guarda e disseminação de informações de cunho cultural e seu público diversificado. Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que partes dos atributos estão presentes no ambiente, mesmo que, de forma parcial. No entanto, faz-se necessário um aprimoramento no ambiente, com foco na organização das informações, considerando os princípios da Arquitetura da Informação e as recomendações para a Encontrabilidade da Informação. Conclui-se, que a presença dessas características contribuirá para potencializar as possibilidades de acesso, de descoberta e do uso das informações pelos sujeitos informacionais.

Palavras-chave


Ciência da Informação. Arquitetura da Informação. Ambiente informacional. Encontrabilidade da Informação. Organização da Informação.

Texto completo: PDF