Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

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A METACOGNIÇÃO E A MOTIVAÇÃO NA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UM ENSAIO TEÓRICO
Ana Maria Mendes Miranda, Ana Paula Pereira, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2019-08-22

Resumo


Discorre sobre a metacognição e a motivação e sua contribuição para a competência em informação. A metacognição refere-se ao conjunto de conhecimentos do sujeito sobre seu próprio processo cognitivo. Ela abrange ações complexas de reflexão sobre os processos cognitivos, permitindo reavaliar e realizar mudanças nesses processos. Quanto à motivação, essa influencia no modo de ser e de agir das pessoas. Assim, considerando que a competência em informação consiste em um conjunto de habilidades relativas ao processo de conhecer, de fazer e de ser, o objetivo do estudo consiste em analisar as contribuições da metacognição e da motivação para tal.  Quanto aos procedimentos metodológicos, se utiliza de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Entre os resultados, destaca que tanto o professor quanto o bibliotecário são responsáveis pela mediação do processo de aprendizagem de estudantes e leitores, motivando-os e auxiliando-os a pensar sobre o modo como aprendem e se apropriam da informação e da leitura a partir das situações vivenciadas diariamente. Conclui que, abranger os aspectos metacognitivos e motivacionais requer uma visão holística de competência em informação, que vise formar nos aprendizes habilidades direcionadas às ações reflexivas e críticas sobre o processo informacional, considerando aspectos mais subjetivos e sociais do sujeito informacional.


Palavras-chave


Metacognição. Motivação. Competência em informação.

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