Tamanho da fonte:
CURRÍCULOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: TECNOLOGIAS DE REPRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Última alteração: 2019-08-23
Resumo
O desenvolvimento de tecnologias de representação e organização do conhecimento têm impactado significativamente o campo da Ciência da Informação. Assim, busca-se compreender se os currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e pós-graduação em Ciência da Informação têm se preocupado em trabalhar essas questões. Desse modo, o objetivo deste trabalho consiste em levantar quais currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e pós-graduação em Ciência da Informação das universidades brasileiras que contemplam os quatro cursos: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Nacional de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Paraíba (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ofertam disciplinas que mencionam o termo tecnologias, analisar de acordo com as ementas das disciplinas se o termo encontrado está relacionado às tecnologias de representação e organização e elencar os impactos sociais de abordar ou não esse assunto nos cursos da área Ciência da Informação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se do método de análise de conteúdo. Conclui-se que a minoria dos cursos, Arquivologia UFPA, Arquivologia UFBA, Biblioteconomia UFBA, PPGCI UFBA e PPGCI UFPA, estão ofertando disciplinas que abordam Tecnologias de Representação e Organização (TRO’s).
Palavras-chave
Tecnologias. Arquivologia. Biblioteconomia. Museologia. Ciência da Informação.
Texto completo:
PDF