III CIDS - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA

A Comissão Organizadora do III CIDS convida todos para juntos celebrarmos a justa homenagem que se quer prestar às professoras Suzana Cardoso e Jacyra Mota

Apresentar as colegas homenageadas, Suzana Cardoso e Jacyra Mota, é demonstrar caminhos que se cruzam e se trilham de mãos dadas. Nossas homenageadas destacam-se entre os grandes nomes da Dialetologia no Brasil, com larga experiência na área da variação da Língua Portuguesa. Estão entre os fundadores da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), tendo participado de sua Direção e organizado o I Congresso Internacional da ABRALIN. São filiadas à Societé de Linguistique Romaine, à Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL), entre outras entidades científicas. São membros da Associação dos Professores Universitários da BahiaAPUB, integrando o quadro de fundadores. Juntamente com Nelson Rossi, fizeram parte do grupo de pesquisa que implantou o Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta (Projeto NURC) no Brasil, com início em 1969. Em geolinguística, participaram da realização e publicação do Atlas Linguístico de Sergipe (1987) e, com outros pesquisadores brasileiros, iniciaram o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB).

Suzana Cardoso e Jacyra Mota, mesmo sendo professoras aposentadas, são altamente atuantes no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrando aulas, orientando mestrandos e doutorandos e compartilhando com todos os seus conhecimentos sobre a Dialetologia e a Sociolinguística.

Suzana Alice Marcelino Cardoso, pesquisadora e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Diretora-Presidente do Projeto ALiB, possui graduação em Letras Neolatinas, mestrado em Letras e Linguística, ambos pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou, em 1963, a sua atuação na Universidade Federal da Bahia (Área de Letras), da qual é Professor Emérito. É Professeur Invité na Université Paris 13 e Membro Associado do LDI-Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13. No início de sua carreira, foi Leitora de Português, na Universität zu Köln. Vem orientando estudantes de graduação, bem como alunos da Pós-Graduação, mestrandos e doutorandos. Foi editora da Revista Estudos Linguísticos e Literários (UFBA) e integra o Conselho Editorial de vários periódicos na área. Além de sua atividade em ensino e pesquisa, destaca-se a presença na administração universitária, como Presidente da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e candidata a Reitora da UFBA e a Diretora do Instituto de Letras.

Jacyra Andrade Mota, pesquisadora e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Diretora-Executiva do Projeto ALiB, possui graduação em Letras Neolatinas, mestrado em Letras e Linguística, ambos pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na UFBA desde 1963 e, atualmente, é Professor Associado (aposentado) da Instituição e Membro Associado do LDI – Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13. Como primeira orientadora de PIBIC do Instituto de Letras da UFBA foi pioneira na implantação do programa de formação de jovens pesquisadores. Vem orientando alunos de graduação e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Coordenou o Projeto CAPES/COFECUB (2009 a 2012), fomentando a participação de pesquisadores brasileiros para formação na França em Doutorado e Pós-doutorado.