III CIDS - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA
SEGUNDA CIRCULAR

Prezados Colegas,
Nesta segunda circular do III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (III CIDS), anunciamos as notícias da organização e convocamos para inscrição toda a comunidade interessada. Solicitamos o apoio à divulgação do evento nas várias instituições de pesquisa e ensino no país e no exterior e convidamos a acessar o site do evento em www.uel.br/eventos/cids/portal.
O III CIDS contará com uma programação que inclui conferências, com os convidados nacionais e internacionais. Estão confirmados vários minicursos, com temas sobre sociofonética, geolinguística, linguística diacrônica, lexicologia, crenças e atitudes linguísticas, línguas em contato, dialetologia pluridimensional, sociolinguística e ensino, toponímia, construção de cartas linguísticas, metodologia dos estudos dialetais e análise do discurso e sociolingüística.
As mesas-redondas e simpósios propostos até o presente momento trazem temas como dialetologia, contato linguístico, fonética, sociolinguística, variação e ensino, sintaxe, léxico e morfologia. A programação prévia, que já inclui lançamento de livros e outras atividades, estará disponível no site do evento.
As inscrições de trabalhos serão aceitas até 30 de junho de 2014, as taxas com valor e período de inscrições com valores reduzidos estão disponíveis no site do evento. Informações sobre hospedagem, transporte, programação cultural e turística também estarão disponíveis em breve em nossa página. Dúvidas sobre inscrições, modalidades, pagamentos da taxa demais esclarecimentos podem ser podem ser enviadas para infocids2014@gmail.com.
Pedimos, a todos, a colaboração na divulgação do evento para que, ampliando o número de trabalhos inscritos e de participantes ouvintes, possamos alcançar, a exemplo das edições anteriores, as metas que confirmarão a relevância do CIDS para a pesquisa linguística e educação brasileiras.
Nossas saudações,
Comissão Organizadora do III CIDS.

PRIMEIRA CIRCULAR

Temos a satisfação de anunciar o III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (III CIDS), a se realizar de 07 a 10 de Outubro de 2014, na Universidade Estadual de Londrina "Variação, atitudes linguísticas e ensino". Nesta terceira edição, reforçamos os objetivos dos eventos anteriores de promover, em âmbito internacional, no campo dos estudos dialetológicos e sociolinguísticos, a discussão e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da linguagem. Serão focalizadosproblemas teóricos e aplicados, voltados para as questões da variação e sua implicação nas atitudes linguísticas e no ensino.

O III CIDS homenageia duas eméritas pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia - Profª. Drª. Jacyra Andrade Mota e Profª. Drª. Suzana Alice Marcelino Cardoso, no jubileu da obra pioneira da geolinguística no Brasil: Atlas Prévio dos Falares Baianos - APFB. As homenageadas são reconhecidas internacionalmente e referências obrigatórias em pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas às quais se dedicam desde 1963. Atualmente dirigem o Comitê Nacional do Projeto do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), proposta nascida em 1996, durante o Seminário Caminhos e Perspectivas para a Geolinguística no Brasil, o qual congregou geolinguistas e sociolinguistas de todo o país, sob a coordenação de ambas as pesquisadoras, para juntos desenvolverem o tão sonhado ALiB.

No III CIDS, teremos Conferências e Minicursos, Mesas-redondas, Simpósios, Comunicações Individuais, Painéis, Lançamento de Livros e Revistas e apresentações artístico-culturais. Serão aceitas inscrições de trabalhos nas áreas de Dialetologia, Linguística Histórica, Sociolinguística, Descrição e Ensino de Línguas e afins, como: Línguas Indígenas; Estudos do Léxico; Estudos da Oralidade; Línguas de Sinais; Tecnologias da Informação no Ensino de Línguas; e Políticas Linguísticas. O III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (III CIDS) é promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Universidade Estadual de Londrina, Departamento de  Letras Vernáculas e Clássicas
Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL
Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380, Campus Universitário