CICLO HANNAH ARENDT

TEMA: A FELICIDADE PÚBLICA

Evento Internacional

Conferencistas Convidados:

Wolfgang Heuer (Universidade Livre de Berlim/Alemanha)

Conferência dia 12/11/2019 às 19h30 - Hannah Arendt: da pluralidade ao cosmopolitismo

Profª Drª  Kathlen Luana de Oliveira (IFRS)

Conferência dia 13/11/2019 às 19h30 - A banalidade da felicidade: direitos, violência e política a partir de Arendt

Prof. Dr. Adriano Correia (UFG)

Conferência dia 14/11/2019 às 16h30 - A felicidade pública

O X Ciclo Hannah Arendt

O X Ciclo Hannah Arendt terá como tema para os debates a Felicidade Pública em Hannah Arendt e seus fundamentos na história da filosofia. A ideia de felicidade pública diz respeito a liberdade própria do espaço público; liberdade fundamental para a constituição de uma verdadeira república e consolidadora de uma sociedade plural que valoriza a plena participação cidadã. O evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes de filosofia e áreas afins com o objetivo de fomentar a investigação filosófica acerca do pensamento político contemporâneo com vistas a enfrentar os desafios que as sociedades modernas apresentam e contribuir objetivamente com os debates acerca das fragilidades das Democracias e do Estado de Direito em pleno século XXI. O evento pretende promover o aumento da qualidade da produção dos conhecimentos acerca da história da filosofia no que se refere a filosofia política através da discussão de questões atuais a partir do pensamento da filósofa Hannah Arendt e seus interlocutores e, assim, aprofundar a produção científica dos participantes do evento ao fomentar a reflexão sobre o conceito arendtiano de felicidade pública e sua fundamentação oriunda da  história da filosofia.  Ainda, a realização do evento busca dar continuidade Ciclo Hannah Arendt, em sua décima edição, possibilitando, mais uma vez, elaborações e reelaborações decorrentes dos debates constantes a respeito do pensamento da filósofa e de seus interlocutores. A realização do evento é de responsabilidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina, do Curso de Especialização em Filosofia Política e Jurídica, do Curso de Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea: aspectos éticos e políticos e do Grupo Estudos Hannah Arendt da UEL. O Evento terá em sua Programação a participação do Professor Dr. Wolfgang Heuer (Freie Universität Berlin), a Professora Dra. Kathlen Luana de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e o Prof. Dr. Adriano Correia (Universidade Federal de Goiás). Somado a isso, o Evento oferecerá espaço para a apresentação de comunicações, o que confirma a vocação do evento para o intercâmbio de ideias e para a participação ampla da comunidade.

Local de Realização do Evento

Anfiteatro Maior do CLCH