CICLO HANNAH ARENDT
Conferencistas:
 
 
Prof. Dr. Wolfgang Heuer - Universidade Livre de Berlim
 
Nascido em Köln, em 1949, formou-se em História, Estudos Latino-Americanos e Filologia Alemã. Desenvolveu projetos de pesquisa na Argentina e na Bolívia. Foi professor no Deutschen Entwicklungsdient entre 1979 e 1984. Em 1991 redigiu e defendeu dissertação acerca da responsabilidade pessoal e integridade política com base no pensamento de Hannah Arendt. Desenvolveu pesquisa em cooperação com a Universidade Técnica de Dresden sobre a emergência do habitus de coragem civil, com financiamento do DAAD e DFG. Desde 2000 é Professor junto ao Instituto Otto-Suhr de Ciência Política, da Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin). É criador e responsável pela rede de comunicação internacional de pesquisa em Hannah Arendt, bem como editor da revista HannahArendt.net - Journal for Political Thinking. Foi Professor Visitante junto à Universidade Federal do Paraná em 2003, junto à Universidade de São Paulo em 2005 e junto à Universidade de Santiago do Chile em 2011. Além disso, desde 2007 é co-diretor do Simpósio Anual European Identity between Dictatorship and Freedom in the Twentieth Century na Inter-University-Center de Dubrovnik, na Croácia.

 
 
 
Profª Dra. Kathlen Luana de Oliveira - IFRS
 
É pesquisadora associada à Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL), onde realiza seus estudos de pós-doutoramento na área da filosofia política com o tema "Cartografias do ódio: uma análise das distinções entre ódio, violência e banalidade do mal no pensamento de Hannah Arendt", sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Müller. É professora de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus de Osório/RS. Graduada em Filosofia (UNILASALLE, Canoas/RS) e Teologia (EST, São Leopoldo/RS), é Doutora (2013), pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS, Brasil. Mestra em Teologia pela mesma instituição. Especialista em História Contemporânea (PUCRS, Porto Alegre/RS) e em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica (FURB, Blumenau/SC). Em 2014, recebeu o Prêmio Capes de Tese na Área de Filosofia/Teologia, subcomissão Teologia, por sua tese sobre Direitos Humanos. É autora de "Por uma política da convivência: teologia, direitos humanos, Hannah Arendt" (Passo Fundo: IFIBE, 2011). É co-organizadora de diversos livros, além de autora de muitos capítulos e artigos que versam sobre os seguintes temas: Hannah Arendt, Direitos Humanos, Violência, Estudos de Gênero, Teologia Feminista, Ética, Epistemologia.
 
Prof. Dr. Adriano Correia - UFG
É professor de ética e filosofia política da Universidade Federal de Goiás desde 2006. Concluiu o doutorado em filosofia (2002) na Universidade Estadual de Campinas. Realizou pesquisas de Pós-doutorado na Freie Universität Berlin (em 2011, com bolsa CAPES/DAAD) e The New School (Nova York, 2017, com bolsa CAPES). Foi professor e pesquisador visitante, na Universidade Pontifícia Bolivariana (Medellin, 2017), na Universidade de Barcelona (2017, com bolsa CNPq), na Universidad Nacional del Nordeste (Resistencia, Argentina, em 2015/Grupo Montevideo). Desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia política e ética, discutindo principalmente as obras dos seguintes autores: Hannah Arendt, Michel Foucault, Immanuel Kant, Giorgio Agamben e Friedrich Nietzsche. Atualmente atua como professor permanente nas pós-graduações em Filosofia da UFG e da UFES e em Artes da Cena da UFG. É membro da Associação Iberoamericana de Filosofia Política e vice-presidente da Rede Iberoamericana de Filosofia no período 2018-2022. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia no biênio 2017-2018 e continuo na mesma função no biênio 2019-2020. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2010.

 
 
 
 

 
 
© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: cristinamuller@uel.br