Visite o CHELEF 2014 no Facebook

A organização do XIII Congresso Brasileiro de Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF gostaria de agradecer a participação de todos os congressistas, palestrantes e apresentadores de comunicações orais, esperando que tenham disfrutado do evento!

Os anais com todos os textos do XIII CHELEF estão disponíveis para download, clique aqui.

Para aqueles que ainda não retiraram o certificado de participação no evento, favor entrar em contato pelo e-mail chelef2014@gmail.com até o dia 26 de setembro de 2014.

Esperamos vê-los na XIV edição em Campinas-SP no ano de 2016!

TEMA CENTRAL
"Esporte, lazer e Educação Física:
Naturezas históricas na relação entre o Estado e a Sociedade
"

DATA: 19 a 22 de agosto de 2014.
LOCAL: Universidade Estadual de Londrina – UEL

O Congresso Brasileiro de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física (CHELEF) é um evento acadêmico-científico de periodicidade bianual. Ele congrega pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes regiões do Brasil que apresentam, discutem e aprofundam questões comuns de investigação a partir das ciências humanas, tendo como objeto histórico o esporte, o lazer, a educação física, a dança, os jogos, as lutas e outras práticas corporais.

Este evento consolidou-se como um dos principais do cenário nacional da área de Educação Física, bem como vem ampliando espaço no cenário internacional, com destaque para a edição de 2012, organizada na cidade do Rio de Janeiro, concomitante à realização do XIII Congresso ISHPES – International Society for the History of Physical Education na Sport.

Nesta 13ª Edição, o tema central será “Naturezas históricas na relação entre o Estado e a Sociedade”, tema oportuno ao considerar a presença e o papel histórico do Estado no fomento do esporte, da escolarização, do lazer, das práticas corporais na esfera pública e da realização de eventos e megaeventos esportivos na sociedade brasileira. Isso implicará pensar e debater os sentidos históricos das práticas e representações do Estado, os diferentes governos políticos, instituições e organizações sociais no Brasil que se apropriaram e se apropriam historicamente das práticas esportivas, escolares e corporais em geral como símbolos do Estado e da Sociedade. Vide as atuais questões polêmicas produzidas a partir da organização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA-Brasil-2014 e dos Jogos Olímpicos Rio-2016, que também merecem interpretações pelo ângulo da história.

Assim, convidamos a todos para participarem desta edição com o desejo de fortalecermos o debate, as pesquisas e as interações acadêmicas. Esperamos encontrá-los no Congresso!

Comissão Organizadora do XIII CHELEF, Londrina/PR - 2014.

Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade – GPCCL/UEM CEMIDEFEL VIRTUAL PET - Educação Física - UEL