Em 1996 foi realizado, pela empresa de consultoria Andersen Consulting, um estudo abrangente sobre Londrina e suas perspectivas de crescimento, procurando identificar áreas de negócios que seriam mais promissoras para alavancar o desenvolvimento da cidade. O estudo, encomendado pela Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), visava nortear as ações públicas e privadas, procurando apontar os investimentos para as áreas que encontrassem uma vocação natural da cidade e região. Uma das áreas mais bem pontuadas foi a do ramo eletroeletrônico.
A criação de um curso de Engenharia Elétrica viria, portanto, fomentar iniciativas e dar suporte a empresas e produtos que desejassem se desenvolver na região. A Universidade Estadual de Londrina já vinha projetando, desde o início dos anos 1990, a criação de um novo curso de Engenharia que contribuísse com novas iniciativas e aumentasse as opções de cursos ofertados na área tecnológica. O curso foi implantado em 1997 e o perfil egresso era de formação focada em eletrônica. Depois de alguns estudos e observando a experiência de cursos semelhantes em outras cidades, optou-se por um currículo de caráter generalista, evitando a especialização excessiva, uma vez que não havia ainda na região um mercado consolidado de empresas, como nos grandes centros urbanos do país

Atualmente o Departamento de Engenharia Elétrica do CTU – DEEL conta com sete Laboratórios didáticos para o Curso de Graduação. Os laboratórios são:
– Laboratório de Simulação;
– Laboratório de Eletrotécnica;
– Laboratório de Sistemas Digitais;
– Laboratório de Eletrônica e Instrumentação;
– Laboratório de Telecomunicações;
– Laboratório de Automação e Controle;
– Laboratório de Circuito Impresso;

Durante 2001, o Departamento de Engenharia Elétrica elaborou o projeto para a implantação do Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica. O projeto foi aprovado pela CAPES e o Curso de Pós-Graduação Strictu Sensus foi implementado e iniciado em 14/03/2004, antes mesmo de formar a primeira turma de graduação.

Seis laboratórios de pesquisa dão apoio ao Curso de Mestrado e aos professores pesquisadores:
– Laboratório de Telecomunicações e Processamento Digital de Sinais;
– Laboratório de Computação Científica;
– Laboratório de Eletrônica de Potência e Qualidade de Energia;
– Laboratório de Engenharia Biomédica e Instrumentação;
– Laboratório de Pesquisa em Automação e Controle;
– Laboratório de Microeletrônica;