nov 3

Estarão na amostra de trabalhos da IV FEIRA DA IDÉIA E INOVAÇÃO da UEL, a ser realizado no dias 6 e 7 de novembro de 2008, três trabalhos do DEEL. São eles:

1. Sistema de Coleta de Dados para Aplicação em Engenharia de Tráfego, de autoria do estudante Edmar Leonardo Nagayama e das professoras Maria Bernadete de Morais França e Silvia Galvão de Souza Cervantes.

2. Algoritmos para Controle de Tráfego Urbano com Minimização de Atraso, de autoria dos estudantes Juliani Chico Piai (mestrado) e Lucas Varasquim (graduação) e das professoras  Silvia Galvão de Souza Cervantes e Maria Bernadete de Morais França.

3. Computador de Bordo para Foguetes Experimentais, de autoria dos professores Marcelo Tosin e Francisco Granziera Júnior e do estudante de graduação João Nonis Júnior.

A lista com todos os projetos aprovados para a feira encontra-se no site da Aintec.

Visitem a feira!

out 17

1)O que é o ENADE?
É o “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes” que em 2008 avaliará os alunos do 1º e do 5º ano de Engenharia Elétrica. O ENADE faz parte do SINAES (instrumento instituído em 2004 para avaliação da educação superior brasileira) e é aplicado pelo INEP/MEC.

2)Como é feita a inscrição para o ENADE 2008?
Em junho, a PROGRAD/UEL cadastrou todos os alunos do 1º e do 5º ano de Engenharia Elétrica. Os dados foram confirmados pelos próprios alunos em uma lista passada pela coordenação do colegiado no mês de agosto. Dessa lista, normalmente são selecionados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) 90% dos alunos cadastrados (vide lista).

3)Existe alguma sanção para quem não fizer o ENADE?
Sim. Aqui na UEL (Instrução de Serviço 007/2008) os alunos que faltarem ao ENADE 2008 não poderão colar grau e nem retirar qualquer documento que comprove a conclusão do curso (Diploma ou Certificado de Conclusão) até que regularizem a sua situação, prestando uma nova prova do ENADE no ano seguinte.

4)Quais as datas importantes para o ENADE 2008?
26-setembro: divulgação pelo INEP da lista dos estudantes selecionados para fazer a prova do ENADE 2008;
22-outubro: envio do cartão de informação e do questionário sócio-econômico aos estudantes selecionados para serem entregues no dia da prova do ENADE 2008;
09-novembro: realização da prova do ENADE 2008 no local especificado no cartão de informação (ATENÇÃO: o estudante deverá apresentar-se ao local da prova às 12h15min. A prova terá início exatamente às 13 horas e não será permitida a entrada no local do Exame após esse horário);
11-dezembro: divulgação da lista de alunos que estão regulares junto ao ENADE 2008 (ou seja, que foram selecionados, fizeram a prova e podem colar grau).

5)O que fazer em caso de mais dúvidas sobre o ENADE 2008?
Procure o coordenador de colegiado do seu curso (Prof. Ernesto Ramírez) ou acesse o site http://enade.inep.gov.br.

out 13

O curso de Engenharia Elétrica da UEL recebeu 4 estrelas na avaliação a ser publicada no Guia Estudante Melhores Universidades - 2008. A notícia foi enviada pelo redator-chefe da revista Guia Estudante da Editora Abril, sr.  Ricardo Lombardi e pode ser verificada aqui.

ago 12

No período de 25 a 29 de agosto de 2008, estarão abertas as inscrições para teste seletivo para professor temporário do Departamento de Engenharia Elétrica da UEL. Os interessados deverão comparecer, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, na Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia e Urbanismo, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (disponíveis no site no site do PRORH) e Curriculum Vitae devidamente documentado. Mais informações serão fornecidas através do telefone (43) 3371-4790.

A seguir, mais informações sobre o referido teste seletivo.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Área/subárea:
Engenharia Elétrica/Engenharia Elétrica
Nº de Vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40 horas semanais
Requisito mínimo: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica ou áreas afins.
Taxa de Inscrição: R$ 73,36 

Forma de Seleção: Prova Didática e Análise de Curriculum Vitae.
Banca Examinadora: Titulares: Carlos Henrique Gonçalves Treviso, Luis Carlos Kakimoto, José Fernando Mangili Júnior – Suplentes: José Carlos Pizolato Junior e Marcio Roberto Covacic.

jul 7
CI 2008
icon1 admin | icon2 Notícias à comunidade | icon4 07 7th, 2008| icon3Comente »

Acaba de sair a lista de aprovados para o CI 2008 (Curso de Inverno do INPE). Este ano, um dos alunos do DEEL, o Tiago Polizer da quarta série, foi selecionado. O CI tem como objetivo introduzir aos alunos de graduação noções básicas de Engenharia e Tecnologia Espaciais. Serão proferidas aulas expositivas e será realizado um estágio técnico.

Parabéns ao Tiago!

ago 16
ENADE 2005
icon1 admin | icon2 Notícias à comunidade | icon4 08 16th, 2006| icon3Comente »

O curso de Engenharia Elétrica – modalidade Eletrônica, obteve nota 4, entre os 21 cursos do País, avaliados pelo Enade 2005.

A coordenadora do colegiado do curso, Maria Bernadete de Morais França, e a chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, Silvia Galvão de Souza Cervantes, disseram que esta avaliação é bem representativa, uma vez que o curso ainda não tem 10 anos, que serão completados no ano que vem. Leia o restante deste tópico »