UEL :: Vestibular :: Graduação :: Pesquisa/Pós-Graduação :: Extensão :: Reitoria :: Órgãos Suplementares :: Órgãos de Apoio

ARQUITETURA, 5ª DO PAÍS, FAZ 30 ANOS

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ARQUITETURA E URBANISMO:

MESTRADO EM METODOLOGIA DE PROJETO

O Mestrado em Metodologia de Projeto é a primeira pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Paraná, aprovada pela CAPES.

Resultado de uma proposta conjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), este curso nasceu do entendimento de que é fundamental promover a evolução constante do conhecimento sobre os modos de perceber, intervir, gerar e habitar edifícios, cidades e paisagens.

O Mestrado em Metodologia do Projeto tem como objetivos:

·         potencializar a formação qualificada de massa intelectual com visão crítica e inovadora sobre o projeto e a produção do espaço edificado;

·         qualificar recursos humanos de modo a incrementar as iniciativas municipais de planejamento e a formulação de políticas públicas;

·         proporcionar formação acadêmica aprofundada e de alto nível em pesquisa e docência de modo a refletir sobre o espaço edificado, considerando a dimensão global do conhecimento e as particularidades regionais, tornando as cidades e as edificações mais sustentáveis.

Para tanto, o curso é composto por duas linhas de pesquisa:

·         Historiografia e metodologia de organização de dados para o projeto:             reflexão sobre a dinâmica da cultura projetual considerando suas dimensões histórica, sócio-cultural,  técnica e material, como subsídio para práticas projetuais.

·         Produção do ambiente construído: avaliação e aplicação de métodos e processos de projeto relacionando questões de desempenho e sustentabilidade.

Maiores informações sobre disciplinas, docentes e linhas de pesquisa serão postadas no site do Programa, que deverá estar disponível até meados de fevereiro.

Inscrições

A inscrição será aberta para graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Geografia e Design, no período de 1 a 7 de março.

Serão ofertadas 12 vagas para o primeiro ano do curso, 5 (cinco) vagas para a UEL e 7 (sete) para UEM. Os selecionados para o mestrado deverão ser matriculados na instituição de origem dos seus orientadores.

Processo seletivo 2012

O processo seletivo para a primeira turma deste Programa deverá ser realizado nos dias 15 e 16 de março e envolverá:

·         análise de Curriculum Vitae na plataforma Lattes (lattes.cnpq.br);

·         análise de projeto de pesquisa;

·         prova de conhecimentos sobre o tema do Programa; e

·         entrevista.

Instruções para inscrição, orientações para elaboração dos documentos requeridos e esclarecimentos quanto à seleção, serão colocados à disposição no site do Programa até meados de fevereiro.

Início das aulas

As aulas terão início em 29 de março.

Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Campus Universitário - Rod. Celso Garcial Cid (PR-445), km 380, CEP: 86051-990, Londrina, PR