Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

31/07/2020

Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music

Jornalista Janaína Ávila produz o programa Mundo Sonoro (FOTO: Arquivo pessoal)

A colaboradora da UEL FM (107,9), jornalista Janaína Ávila, produtora e apresentadora do programa Mundo Sonoro, agora faz parte da Transglobal World Music Chart (TWMC), uma rede internacional de críticos de música com atividades regulares ligadas à divulgação da world music, em qualquer tipo de mídia. O programa Mundo Sonoro voltou à programação da UEL FM em maio de 2019, ao vivo, às sextas-feiras (com reprise nas segundas, às 21 horas), depois de um hiato de 13 anos, tempo que Janaína morou fora do Brasil. Durante uma hora, o Mundo Sonoro leva os ouvintes para passear pelos quatro cantos através da música, sempre com muita música, informação sobre os artistas, culturas e lugares.
A TWMC, existe desde 2015. Foi fundada por Ángel Romero (WorldMusicCentral.org, dos Estados Unidos), Araceli Tzigane e Juan Antonio Vázquez (Mundofonías, Espanha) e reúne representantes de cerca 30 países, entre eles o Brasil, com dois membros. Todos os meses, a Transglobal produz uma lista de álbuns que, na opinião dos seus quase 60 membros, possuem relevância dentro do cenário da world music de forma muito abrangente. O painel inclui qualquer produção de qualidade, gravada em qualquer país, incluindo autoproduções e lançamentos de pequenas gravadoras. Além da divulgação, o objetivo é facilitar a inclusão de artistas ao mercado, independentemente das barreiras geográficas, com base no mérito e talento, e não apenas na popularidade, tamanho das produções ou vendas de discos. A lista é publicada todos os meses no site da rede - Transglobalwmc - e ainda conta com uma edição com os melhores do ano.
O trabalho dos membros consiste em classificar seus álbuns favoritos entre os mais recentes lançamentos mundiais de música. As produções chegam aos membros fisicamente ou no formato digital: a ideia é permitir a todos de enviarem os seus discos, sem que o custo represente uma desvantagem para qualquer artista ou gravadora. Os membros do painel da TWMC votam livremente nos seus álbuns favoritos e o resultado gera a lista dos melhores classificados.
(Com texto e informações da Assessoria e UEL FM).

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music