Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
31/07/2020  

Semana de Aleitamento começa dia 3 via plataforma online do HU/UEL

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(FOTO: Pixabay)

A Semana Mundial de Aleitamento Materno - Agosto Dourado - será realizada em Londrina e Região na modalidade a distância, através da plataforma RUTE/HU do Hospital Universitário (HU/UEL). No Paraná, nesta edição, os organizadores realizarão o Agosto Dourado juntamente com outra campanha, o Agosto Azul, de conscientização e de incentivo à paternidade responsável. A campanha é organizada pelo  Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (CALMA).
A abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno - Agosto Dourado e Azul Londrina e Região será realizada na próxima terça-feira (dia 4 de agosto), às 15h30. O tema "Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável" será apresentado pela enfermeira Márcia Benevenuto, professora aposentada do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), uma das fundadoras do Banco de Leite Humano do HU Londrina, integrante do Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (CALMA) e membro da Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano.
(Divulgação)

Na abertura, a professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), aborda a "Contribuição do aleitamento materno para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável". A professora coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudo em Resíduos da UEL. A moderação dos trabalhos na abertura da semana é da enfermeira Lilian Poli de Castro, da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e coordenador do CALMA. As inscrições podem ser feitas - AQUI - com a chave de inscrição AAPS-2020.
Amamentação - A coordenadora do Banco de Leite Humano do HU-UEL, a enfermeira Letícia Lima Colinete Costa, lembra que o Agosto Dourado tem uma programação para lembrar a importância do aleitamento materno e, também incentivar a prática da amamentação. Na edição 2020, a semana tem como tema "Apoie o aleitamento materno - por um planeta saudável". A enfermeira Letícia Colinete Costa explica porque a amamentação é uma prática saudável para o planeta. Confira o áudio.

As vantagens para o bebê amamentado com leite materno são inúmeras. Entre os benefícios, Letícia Colinete Costa afirma que estão o menor risco de contrair infecções e alergias, desenvolvimento mais saudável, ajudando a reduzir as taxas de mortalidade infantil. "O aleitamento materno contribui para um desenvolvimento adequado da cavidade oral, tem menor risco de infecções respiratórias, contribui para uma melhor digestibilidade e favorece o desenvolvimento neurológico", afirma a enfermeira. "As crianças que mamam no peito são crianças que, no futuro, terão menos doenças crônicas." Letícia Colinete Costa também fala dos benefícios da amamentação para as mães. Confira o áudio. 

O Banco de Leite Humano do HU/UEL atua em duas vertentes. A primeira é a captação de leite excedente doado por mães que estão amamentando. O leite doado passa por um processamento rigoroso para depois ser enviado aos bebês prematuros, de baixo peso, internados no hospital. Para ser doadora, as mães precisam estar amamentando, perceber que há excedente e com os exames do pré-natal normais. Basta procurar o Banco de Leite e a equipe vai fazer a orientação na casa da doadora, entregando os materiais necessários para a coleta. "Semanalmente, uma equipe busca na casa dela, que não precisa vir aqui no hospital", afirma Letícia Colinete Costa. Nesse período de pandemia, os funcionários do HU/UEL vão paramentado com equipamentos de proteção individual (EPIs). 
A segunda frente do Banco de Leite é o manejo do aleitamento materno com o objetivo de atender e orientar as mães que têm dificuldade com a amamentação. As dificuldades vão desde a falta de pega do bebê até uma mastite ou machucado no peito. As mulheres que precisarem de atendimento devem ligar ao órgão, pelo telefone 3371-2390, para agendar um horário. 
Programação - A Semana Mundial de Aleitamento Materno - Agosto Dourado e Azul Londrina e Região tem agendadas várias webconferências. No dia, 5 de agosto, João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano e Secretário Executivo do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, fala sobre "A amamentação transpondo as barreiras da COVID-19 em favor de um planeta saudável". Há atividades programadas para os dias 12, 13, 20 e 27 de agosto.
Confira a programação completa da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
 




rodapé da notícia

  13h35 02/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h01 01/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h14 30/11/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h16 27/11/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h18 26/11/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br