Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 27 de Setembro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
30/07/2020  

UEL participa da organização de evento internacional sobre Globalização, Ética e Direito

Agência UEL/José de Arimathéia

(Divulgação)

A UEL é uma das 16 entidades, espanholas e brasileiras, participantes da organização do IV Congresso Internacional sobre Globalização, Ética e Direito: Os desafios da globalização: respostas da América Latina e União Europeia (IV CIGED), evento realizado pela Universidad Complutense de Madri (Espanha) e a Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ).
O Congresso será realizado na modalidade online nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, e contará com palestrantes de renome internacional, que participarão de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho. Serão 16 GTs, que discutirão, entre outros temas, o regionalismo, migrações, segurança, direitos, tecnologia, comércio e meio ambiente.
O evento tem como objetivos a reflexão e o debate sobre os desafios comuns da América Latina e União Europeia frente à globalização, assim como analisar criticamente as respostas dadas a ela, e ainda identificar os marcos de cooperação e diálogo para novos modelos e estrutura de governança global da sociedade neste século. 
Entre outros tópicos, serão abordados os processos de integração regional; modelos de cooperação para o desenvolvimento; novos paradigmas do comércio internacional; efeito das novas tecnologias nas relações internacionais; proteção dos direitos fundamentais; avanços na justiça penal internacional e luta contra o crime organizado; nacionalismos e partidos de extrema direita; controle de fronteiras; e desafios da comunicação nos dois continentes.
O professor Clodomiro José Bannwart Júnior (Departamento de Filosofia/CLCH), que participou da edição de 2018, explica que o evento é fruto de uma parceria que a UEL tem com a UFF há alguns anos, mais tarde ampliada, incluindo a Universidade de Vigo, em Ourense, na região da Galícia (Espanha). Na UFF, participa o professor Gilvan Luiz Hansen, que já foi docente do Departamento de Filosofia da UEL. Clodomiro conta ainda que, ano passado, um grupo de alunos do Mestrado em Direito da UEL passou uma temporada na Universidade de Vigo para um produtivo intercâmbio.
O estudante Marcelo Luan Lopes Jarreta, aluno do 5º ano do curso de Direito que também participou da última edição do Congresso, atua na organização da edição deste ano. Junto com outros alunos, ele integra o projeto de pesquisa "Liberdades em Disputas", coordenado pela professora Simone Vinhas de Oliveira (Departamento de Direito Privado/CESA).
Inscrições - Os interessados em inscrever trabalhos científicos devem encaminhar os resumos até 21 de setembro para o e-mail ciged@ucm.es. Se aceitos, os artigos completos devem ser enviados até 1º de dezembro. Para participação simples, as inscrições serão de 1º a 15 de outubro.
Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas - AQUI - ou no endereço  IV Congresso Internacional sobre Globalização, Ética e Direito, ou ainda pelo e-mail ciged@ucm.es.




rodapé da notícia

  13h33 25/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  18h41 24/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h05 23/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h47 22/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h33 21/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br