Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

29/07/2020

Prazo para inscrições no Programa Centelha termina sexta-feira (31)

(Divulgação: Fundação Araucária)

As inscrições de ideias para o Programa Centelha encerram na próxima sexta-feira (31). O Centelha  irá oferecer recursos financeiros de até R$ 60 mil por projeto contemplado. A meta é apoiar de 27 a 30 novos empreendimentos inovadores. O Centelha Paraná contará com recursos totais de R$ 1.665 milhão, sendo R$ 1.110 milhão provenientes da Finep, e R$ 555 mil de contrapartida do Estado. A iniciativa é executada pela Fundação Araucária, com apoio das Superintendências de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Inovação, do Sebrae e do Senai.
O Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de julho.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.
Dados Estatísticos - Até o momento, a plataforma do Programa Centelha do Paraná conta com 384 participantes cadastrados, 265 ideias iniciadas e 80 ideias submetidas. As temáticas que receberam mais ideias foram: tecnologia social, automação, tecnologia e informação, inteligência artificial e machine learning, internet das coisas, biotecnologia e genética e mecânica e mecatrônica.
O Centelha Paraná já recebeu ideias de 25 municípios, a maioria delas está concentrada em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Maringá e Toledo. 58.8% das propostas foram submetidas por segmentos diversos, sem vínculos, 13.8% por incubadoras, 11.3% por institutos de ciência e tecnologia, 8.8% por empresas e 7.5% pela administração pública.
Lives - Hoje, às 17 horas, será realizada uma live organizada pelo Sebrae, com o tema: como captar recurso para sua startup. Na live as pessoas poderão conhecer mais sobre Programa Centelha, como submeter as ideias e captar até R$ 60 mil. Para ter acesso ao conteúdo, inscreva-se neste link: AQUI.
Já a Fundação Araucária realizará a próxima live sobre o Programa Centelha na quinta-feira (30), às 11 horas, e será transmitida por meio do canal oficial da no canal YouTube Fundação Araucária. Confira a programação:
Mediadora: Ana Maia - coordenadora do Hack pelo Futuro.
11 horas - Boas-vindas - diretor de ciência, tecnologia e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa e Superintendente de Inovação, Henrique Domakoski.
11h10 - Professora Cristianne Cordeiro - Universidade Estadual de Londrina/PROPLAN - falará como a academia pode auxiliar no empreendedorismo.
11h20 - Lucas Freitas - da empresa Bioatena que foi selecionada no edital do Sinapse.
11h30 - Apresentação do Programa Centelha - Equipe Técnica.
11h50 - Palavra Aberta.
Mais informações no endereço Programa Centelha/Fundação Araucária - e-mail: centelhapr@fundacaoaraucaria.org.br.
(Com texto e informações da Fundação Araucária).