Londrina, Domingo, 27 de Setembro de 2020 -  Busca

29/07/2020

Programa de Residência tem Edital aberto para formação de cadastro de reserva

Agência UEL/José de Arimathéia

O Programa Residência Pedagógica abriu inscrições para estudantes de Licenciatura com vistas à formação de cadastro de reserva. Serão oferecidas, ao todo, 288 (duzentos e oitenta e oito) vagas com bolsa para estudantes do 3º, 4º e 5º anos dos seguintes cursos: Pedagogia, Biologia, Letras/Português, Física, Matemática, Química, Artes Visuais, Música, Letras/Espanhol, Filosofia, História, Geografia, Letras/Inglês e Ciências Sociais.
O Programa tem como objetivos, entre outros, incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; promover a adequação dos currículos e propostas dos cursos de Licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); valorizar o magistério; e integrar os níveis básico e superior de educação, assim como a teoria e a prática.
Aos bolsistas cabe uma série de atividades dentro de uma carga horária definida, como elaborar os planos de aula sob orientação do docente orientador e do preceptor e registrar as ações desenvolvidas em relatórios e portfólios que serão posteriormente entregues, assim como os resultados parciais e finais de seu trabalho, a serem divulgados em eventos sobre formação de professores da Educação Básica.
Os projetos institucionais de residência pedagógica têm vigência de 18 meses (prorrogáveis) e carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em 3 módulos de seis meses com carga horária de 138 horas cada. Os residentes deverão participar, preferencialmente, dos três módulos do projeto, os quais deverão ser desenvolvidos em níveis crescentes de complexidade. O candidato que participou como voluntário na versão anterior e assumiu como bolsista um período do Programa pode participar desse edital, desde que sua permanência no programa não ultrapasse o total de 18 (dezoito) bolsas, contando os 2 (dois) editais. O valor da bolsa é de R$ 400,00.
Inscrições - As inscrições estão abertas até dia 7 de agosto, exclusivamente de forma remota, através de link encontrado no item 4.4 do Edital 050/2020 da PROGRAD. O resultado parcial será divulgado no endereço PROGRAD no dia 18 de agosto. Recursos poderão ser interpostos nos dias 19 e 20, e o resultado final será publicado em 24 de agosto. As atividades devem começar no dia 1º de setembro.

13h33 25/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  18h41 24/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h05 23/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h47 22/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)