Londrina, Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020 -  Busca

28/07/2020

UEL será centro de disseminação de TIC por meio de parceria com gigante chinesa

Agência UEL/Pedro Livoratti

O professor do Departamento de Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE), Bruno Zarpelão, será o representante da UEL na ICT Academy Huawei, que tem o objetivo de fomentar parcerias para projetos de pesquisa e promover a aproximação entre a academia e empresas que atuam na área de tecnologia. A Huawei foi fundada em 1987, na China, e é uma das gigantes do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de dispositivos inteligentes, contabilizando 194.000 funcionários, em 170 países e regiões, atendendo a mais de 3 bilhões de consumidores em todo o mundo, de acordo com informações divulgadas oficiais da empresa.
Segundo a professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), a participação da UEL no Instituto mantido pela multinacional pretende criar um canal entre pesquisadores e profissionais da área de TIC, abrindo espaço para estudantes em programas de treinamento e a possibilidade de fomento para pesquisas.
Ainda segundo a diretora, essa participação poderá trazer benefícios também para o projeto do Hub de Inovação da UEL que está sendo idealizado por meio de parcerias e que deverá funcionar no prédio do Laboratório de Medicamentos (LM), localizado na Avenida Tiradentes, na zona oeste. O Hub será um local para reunir e estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores, além de sediar o futuro Instituto de Inteligência Artificial do Agro.
De acordo com o professor Bruno Zarpelão, a aproximação é interessante porque a Huawei representa uma das maiores multinacionais chinesas, líder global de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de dispositivos inteligentes. Segundo ele, a empresa fabrica desde equipamentos utilizados em rede até produtos direcionados ao consumidor final, envolvendo expertise em Internet das Coisas, Inteligência Artificial e soluções tecnológicas para cidades inteligentes.
"Poderemos ter acesso a materiais da empresa. Eles oferecem certificações para profissionais especializados em determinadas tecnologias. Isso tem valor mundial", afirmou o professor, acrescentando que o programa ICT está sendo desenvolvido em todo o mundo com o objetivo de capacitar recursos humanos na área de TIC. A proposta é que estudantes da UEL possam passar por programas de treinamento, conhecendo novas tecnologias e se aproximando das necessidades do mercado.
Veja mais notícias da Agência UEL:

13h37 01/10/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h42 30/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  19h09 29/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  19h02 28/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h33 25/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)