Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

23/07/2020

UEL utilizará recursos liberados pela Alep para a compra de até 550 tablets

Agência UEL/Pedro Livoratti

Os recursos aprovados pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para a compra de equipamentos para estudantes das Universidades Estaduais poderão atender boa parte da demanda emergencial da UEL para a aquisição de tablets. De acordo com o anúncio feito nesta quarta-feira (22) pela mesa diretora da ALEP, as sete Universidades Estaduais receberão recursos de acordo com a quantidade de alunos matriculados na graduação. Segundo esse critério, a UEL terá acesso a cerca de 20% do total aprovado (R$ 1,5 milhão), o equivalente a R$ 285 mil, que serão suficientes para a aquisição de até 550 tablets.
Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, levantamento feito pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) apontou que dos cerca de 13 mil acadêmicos de graduação, 978 afirmaram não ter equipamentos para aulas remotas. Esse grupo ainda contempla alunos que não tem acesso à Internet. Ainda segundo o levantamento, outros cerca de 2 mil estudantes responderam que necessitam de apoio ou suporte de Internet para acompanhar as aulas, por meio virtual.
Dessa forma, as iniciativas da UEL que buscam doações de equipamentos e de recursos para a compra de tablets e de pacotes de internet de dados serão mantidas - Campanha ACESS@UEL arrecada dinheiro para compra de tablets a estudantes. A UEL aguarda ainda resposta a um pedido de suplementação orçamentária de cerca de R$ 900 mil, que seriam utilizados para garantir emergencialmente a Internet aos alunos considerados mais fragilizados economicamente pelo período de 12 meses.
De acordo com Sérgio Carvalho, no mês passado, tão logo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o retorno às atividades de forma remota, a administração enviou pedido de suplementação orçamentária ao Governo do Paraná. O documento estimava a necessidade de R$ 1,5 milhão para aquisição de equipamentos. Cópia dessa solicitação também foi enviada ao presidente da ALEP, Ademar Traiano e para os demais parlamentares. Parte dessa demanda acabou sendo atendida essa semana, contemplando todas as Universidades.
O reitor elogiou a iniciativa da mesa diretora da ALEP, que demonstrou grande sensibilidade nesse momento em que, não só as Universidades, mas todo o conjunto da sociedade buscam alternativas para manter as atividades de modo remoto, respeitando a necessidade do isolamento social. Sérgio Carvalho também lembrou a união entre as Reitorias das sete Universidades Estaduais, que estão agindo de forma unida nesse momento visando enfrentar essa crise provocada pelo Coronavírus. "As Instituições estão focadas na busca de alternativas para garantir a inclusão de todos os estudantes. Esse trabalho conjunto encontrou eco na ALEP", resumiu o reitor.
Compra conjunta - Reunidos na manhã desta quinta-feira (23), de forma virtual, os Reitores das sete Instituições de Ensino Superior paranaenses definiram que a UEL deverá realizar um Registro de Preços para a compra de equipamentos, atendendo as demais Instituições que poderão fazer a aquisição de forma conjunta. Já a UEM será a responsável pelo Registro de Preços para aquisição de pacotes de Internet, sendo que todas as Universidades poderão ser atendidas no mesmo pregão. Cada Universidade será a responsável pela compra dos insumos para atender os alunos, de forma individualizada.

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)