Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
22/07/2020  

Programa de Pós-graduação discute políticas públicas em tempos de pandemia

Agência UEL/Beatriz Botelho

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), promovem nesta quinta-feira (23) mais uma roda de conversa das ações do "PPGPSI na Comunidade". Será a partir das 14 horas, com a psicóloga Tayná Ceccon Martins, mestre em Psicologia pelo Programa, que vai falar sobre "Política Pública de Assistência Social em Tempos de Pandemia". O evento é aberto e será transmitido via Google Meet.
Tayná Martins tem acompanhando de perto como a pandemia afeta as pessoas em vulnerabilidade social. Ela é coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Cruzeiro do Oeste, distante 230 km de Londrina. Segundo a psicóloga, triplicou a procura por benefícios eventuais, como a cesta básica. O principal motivo é o desemprego e a impossibilidade de realizar atividades informais. "Muitas famílias que nunca precisaram utilizar o benefício eventual agora estão procurando por falta de alimentos, por não conseguir prover o mínimo necessário para a sobrevivência", afirma.
Outro problema apontado por Tayná é a desigualdade vivida no país. Ela lembra que há famílias que vivem em apenas um cômodo, sem saneamento básico. "É cobrado lavar as mãos, utilizar álcool em gel, utilizar máscara, e essas pessoas não têm acesso a questões mínimas. Isso revela muito da estrutura do país, que não está preparado para lidar com a situação", relata. Tayná também afirma que o isolamento social impossibilitou a atuação da assistência social junto às comunidades e isso pode acarretar, por exemplo, a violência doméstica. Confira no áudio.

Encontros - Os encontros fazem parte das ações do Grupo de Pesquisa "PPGPsi na Comunidade" e são realizados a cada 15 dias, ao longo deste ano. Já foram abordados temas como luto, racismo, masculinidade, invisibilidade lésbica, entre outros. O objetivo é aproximar as comunidades interna e externa, ao mesmo tempo em que incentiva a participação dos estudantes egressos do Programa, que hoje atuam no mercado de trabalho.
Mais informações sobre as ações na página do PPGPSI.
(Divulgação/PPGPSI)

Veja mais notícias da Agência UEL:
 




rodapé da notícia

  13h51 16/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h49 15/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h08 14/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h42 13/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h57 12/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br