(Divulgação/UFMG)
A professora Laura Taddei Brandini, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), foi a tradutora do livro "Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadieu", lançado mês passado pela editora da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma série de entrevistas concedidas pelo crítico Antoine Compagnon, um dos maiores críticos literários contemporâneos, a Jean-Baptiste Amadieu, seu ex-aluno e ex-orientando.
A obra apresenta os principais fatos e aspectos da biografia do crítico franco-belga, como suas leituras preferidas, inspirações, carreira docente, experiências numa escola militar e no Exército. Embora tenha nascido em Bruxelas, Compagnon viveu sua infância na França e nos Estados Unidos. O livro relata ainda reflexões da juventude do crítico durante uma viagem, no teto de um ônibus, pelo Afeganistão, lendo Maurice Blanchot (outro escritor e crítico francês, falecido em 2003).
Compagnon é especialista no escritor francês Marcel Proust (1871-1922) e professor: está no Collège de France desde 2006 e também leciona na Universidade Columbia, em Nova York. Além disso, é romancista. Nas entrevistas, concedidas em 2012, aborda ainda História e Teoria da Literatura, conceitos de modernidade e antimodernidade, literatura contemporânea e obras de autores como Montaigne e Baudelaire.
Encontros - A história da professora Laura Brandini com o crítico europeu teve início em 2006, quando ela fazia Mestrado na Universidade de Genebra (Suíça). Por força dos estudos, foi a Paris naquele ano para assistir a uma palestra de Compagnon, intitulada "Literatura pra quê?". A palestra não só acabou sendo a primeira tradução feita por ela de palavras do professor (publicada em 2009), como Laura passou a ir semanalmente a Paris para assistir mais aulas. De lá para cá, foram muitos mais encontros, aulas, palestras, cursos e trocas de e-mails. Aliás, atualmente a professora trabalha em mais uma tradução de textos de Compagnon.
Veja mais notícias da Agência UEL: