Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

14/07/2020

UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva

(Divulgação/Inesco)

Realizado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), em copromoção com a prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a quinta edição do Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva será nos dias 15 e 16 de julho, com programação integralmente realizada em plataforma digital, em razão da pandemia viral. A UEL apoia a realização do evento, junto com Unifil e UEM.
Com exposição em pôster eletrônico dos trabalhos científicos aprovados para a 6ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde, e a realização de 25 minicursos, mesas redondas, painéis interativos, conferência, entrevistas e sessões de lançamentos editoriais e também com dicas de exercícios físicos para serem praticados nos intervalos, o congresso superou as expectativas dos organizadores pelo número de inscritos e de trabalhos submetidos - mais de 300, em diferentes eixos temáticos, sendo um deles sobre pandemia viral e COVID-19.
"São exatos 850 participantes entre profissionais de serviços, docentes e pesquisadores, estudantes de graduação e de pós de quase todas as carreiras da saúde, conselheiros e lideranças comunitárias. Todos envolvidos diretamente com a prestação dos serviços ou na formação e capacitação de recursos humanos na área da saúde que, reunidos em discussões, troca de conhecimento e com novas proposições para o ensino e políticas públicas, ajudam indiscutivelmente na promoção e difusão de melhorias para a saúde pública paranaense", ressalta o diretor-presidente do Inesco, João Campos, médico sanitarista e professor do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Segundo o professor, também coordenador geral do evento, as expectativas foram superadas também no número de palestrantes, docentes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas da saúde que fizeram questão em participar, de forma remota, de um evento que até então tinha como tradição, a discussão e apresentações no presencial. "Mas superamos isso tudo, mesmo que com menores recursos e equipe de trabalho reduzidíssima. Brinco que estamos vencendo a pandemia, pois em 60 dias reformatamos toda a programação inicial e estruturamos o evento para sua realização por meio digital, mas sem perder nada da qualidade científica que será apresentada nestes dois dias. Um evento online, é verdade. Mas não um congresso de lives. E isso nosso público entendeu perfeitamente", finaliza.
Para manter a "sede" virtual do evento em Londrina, e manter a segurança de acesso de participantes de 11 diferentes estados brasileiros e mais de 70 palestrantes convidados nacionais e internacional, o Inesco contou com toda a infraestrutura e logística de plataforma digital de outra empresa londrinense, a Frezarin Eventos. Mesmo com programação restrita aos inscritos previamente, os organizadores abrirão o sinal de acesso ao público na manhã de quarta-feira para a cerimônia de abertura, que começa às 8 horas, e estará no canal do youtube do Inesco e também em seu endereço no instagram @inesco.saudepublica.
(Com texto e informações da Assessoria do Inesco).

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music