Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

10/07/2020

Livro de pesquisadores reúne histórias sobre escola na quarentena

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Capa do e-book recém lançado

"Escolas em quarentena: o vírus que nos levou para casa." Este é o título do livro em formato ebook, organizado pela professora Sandra Regina Ferreira de Oliveira, do Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A publicação - acesse aqui - editada pela Madrepérola, reúne histórias de 17 professoras e 3 professores, em 19 artigos, que contam o primeiro momento da pandemia de COVID-19, entre o final do mês de março e abril.
"O livro trata de escolas diferentes e soluções diferentes", afirma a professora. Sandra Ferreira de Oliveira lembra que os artigos abordam histórias pelas quais os professores estão passando nesse momento. "Os textos trazem essa marca da surpresa, de não saber o que fazer logo no início da pandemia". A maioria dos pesquisadores é professor da rede de ensino em cidades como Londrina, Tamarana, Santo Antônio da Platina, Ourinhos e Marília. "Eles relatam o que vivenciarem em março e abril, com a instauração da situação de pandemia, o fechamento das escolas e, a partir disso, o que foi feito".
Os autores dos artigos reunidos no livro são membros do grupo de pesquisa História e Ensino de História, vinculado à UEL, cadastrado e autenticado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo existe desde 1994 e tem na coordenação, além da professora Sandra, a professora Marlene Rosa Cainelli, do Departamento de História do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). A trajetória da professora Sandra de Oliveira neste grupo de pesquisa começou quando ela ainda era estudante da graduação do curso de História.
Mudanças - A pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, mudou a rotina de todos os setores da sociedade, potencializada pelo embate entre economia e saúde. A professora afirma que a omissão federal, nesse contexto, torna a situação calamitosa. Segundo ela, a pandemia afeta a escola enquanto lugar, que deixa de existir por causa das medidas de distanciamento social. Essa nova realidade interessa ao grupo de pesquisa. Confira o áudio.

Conforme Sandra de Oliveira, o professor - enquanto trabalhador - é afetado diretamente com o fechamento das escolas e a obrigatoriedade - pela direção dos sistemas público e particular de ensino - em adotar tecnologia de informação e comunicação. "[Com o ensino remoto] o professor é afetado porque foi privado disso [contato interpessoal em sala de aula]. Ele não tem esse lugar, não tem essas pessoas. Ele não tem a linha com a qual a gente tece a aprendizagem".
A professora afirma que essa é uma situação muito inusitada, em que o fechamento das escolas força um novo formato que prima, inicialmente, pela manutenção de vínculos entre aluno e professor, aluno e escola. A intenção é voltar daqui a dois anos e fazer novas reflexões. "Rever tudo isso que a gente está vivendo, as soluções que nós tomamos para que possamos entender um pouco mais sobre o que estamos passando", afirma a professora.
Veja mais notícias da Agência UEL:

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music
  13h57 31/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h07 Semana da Matemática Básica começa segunda-feira (3) com mais de 500 inscritos
  09h49 Semana de Aleitamento começa dia 3 via plataforma online do HU/UEL
  09h06 Aprovados em Programas de Pós-Graduação como Estudante Especial devem efetuar matrícula
  17h52 UEL aprova Vestibular 2021 em fase única, em 14 de março, com medidas para segurança de estudantes
  17h23 Estudantes participam de julgamento simulado em Direito Eleitoral, inédito no Brasil
  15h47 Blues Kids é tema de especial na UEL FM nesta quinta-feira (30)