Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

09/07/2020

Lançada chamada do novo Programa de Pesquisa Aplicada à Saúde

(Divulgação/Fundação Araucária e SETI)

A Fundação Araucária e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) lançaram na terça-feira (7) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) da Saúde. Terá como primeira ação a Chamada do Programa de Pesquisa Aplicada à Saúde Única, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Um investimento de R$ 1 milhão.
O objetivo é apoiar projetos de pesquisas que visem contribuir para resolução dos problemas prioritários da população no âmbito da saúde única para o fortalecimento da gestão das políticas públicas ambientais, visando o desenvolvimento científico na área do meio ambiente do Estado. "O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com os nossos ativos, está a serviço da sociedade paranaense", disse o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. Segundo ele, esta parceria é mais uma ação que coloca estes pesquisadores como bem comum da população na busca por soluções para os problemas da sociedade.
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, lembrou que boa parte das doenças e zoonoses que acontecem no mundo estão relacionadas ao estreito relacionamento entre o homem e o animal, não só domésticos, mas também silvestres e de criação. "Por isso, é fundamental que incentivemos que as soluções para os problemas venham das universidades", afirmou.
Ao destacar as ações do Napi da Saúde, o superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, citou a Rede Paranaense de Pesquisa na Área de Genoma. "Estamos na fase final da organização da Rede que conta com a participação de pesquisadores das universidades do Paraná e São Paulo", disse. "Tivemos a aprovação de quatro bolsas de doutorado pela Capes para a Rede e, com recursos do Fundo de Ciência e Tecnologia, a Seti vai financiar mais duas bolsas de doutorado. Uma importante contribuição nas pesquisas da Covid e de Câncer", acrescentou.
NAPI - O Napi da Saúde tem como objetivo mobilizar e integrar os ativos do Estado, englobando as universidades estaduais, federais, privadas e institutos de ciência e tecnologia, no intuito de localizar estudos e pesquisadores renomados para atender aos desafios ligados à saúde.
A criação de Napis está prevista no Plano de Gestão 2019-2022 da Fundação Araucária visando essencialmente o fortalecimento dos ecossistemas de inovação de interesse do Estado. "O Napi da Saúde vem como uma resposta de desenvolvimento das regiões do Estado trabalhando nas demandas da sociedade. Oficialmente o Programa de Saúde Única vem na sequência de outras chamadas em andamento como as de combate à pandemia da Covid 19 e a do PPSUS, em parceria com a Sesa que deve ser lançada ainda este ano", explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa
Programa - O programa de Saúde Única vai fomentar projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade das políticas públicas ambientais no Paraná, no contexto dos objetivos do desenvolvimento sustentável, com os quais o Estado do Paraná é solidário, com o foco na pesquisa voltada ao meio ambiente e a saúde humana e animal.
As linhas temáticas da Chamada Pública foram elaboradas pela Sedest e envolvem diagnóstico de ações voltadas à gestão populacional de cães e gatos no Paraná; análise de risco de doenças para vida selvagem; manejo populacional de cães e gatos em ilhas; castrações química e pediátrica de animais; maus-tratos de animais e violência doméstica; medicina de abrigos e acumuladores.
A diretora-geral da Sedest, Fabiana Campos, ressaltou que esse é um projeto inovador no país e que só é possível tratar de um assunto dessa relevância agregando as universidades nas pesquisas.Os projetos aprovados serão financiados com o recurso R$ 1 milhão, oriundos dos recursos próprios da Fundação Araucária e da Sedest.  As propostas apresentadas serão financiadas até o limite de R$ 320 mil.
O prazo para envio das propostas é até o dia 12 de agosto e o resultado final será divulgado a partir do dia 1º de novembro. O link para apresentação dos projetos está no edital da Chamada Pública 13/2020 que está no site da Fundação Araucária, em Programas, Programas Abertos.
(Com informações da AEN).

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music